Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Lula participa do batismo do 3º grande navio construído no Brasil após retomada da indústria naval

Ao participar ontem do batismo e lançamento ao mar do navio Sérgio Buarque de Holanda, no Estaleiro Mauá, em Niterói, com direito a vídeo institucional que retrata o papel de Lula na revitalização da indústria naval, o presidente chegou a chorar: recebeu homenagens do Sindicato dos Estaleiros, ganhou um timão do presidente da Transpetro, Sérgio Machado, posou para fotos com metalúrgicos e até fez imitação dele mesmo, com o chavão “companheiros e companheiras”.

Miúcha, filha de Sérgio Buarque de Holanda, contou histórias sobre o pai, que dá nome ao navio, um “apaixonado por navios”, e recebeu de Lula um recado para o irmão Chico, que não compareceu. “Diga ao Chico que eu agradeço a força que ele deu para a Dilma na reunião dos artistas”.


O ano de 2010 marca o renascimento da indústria naval brasileira, após 13 anos sem um único navio de grande porte.


Este ano foram lançados ao mar o petroleiro tipo Suezmax João Cândido, no Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, e o Celso Furtado, no Estaleiro Mauá.


Uma senhora madrinha


O navio Sérgio Buarque de Holanda é o terceiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) e se destina ao transporte de produtos derivados claros de petróleo. Tem 183 metros de comprimento — o equivalente a dois campos de futebol — e atingiu 68,8% de nacionalização na construção.


Em uma prévia do Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, dia 25 de novembro, a madrinha do navio foi Maria da Penha Maia Fernandes, que deu origem à lei homônima para punir a violência doméstica e contra a mulher. Representando os trabalhadores, a soldadora Márcia do Nascimento contou sua história: “Eu era faxineira. Fiz curso de solda e tive a oportunidade de trabalhar aqui ”.


Lula diz que Dilma tratará Rio melhor que ele


“Embora o presidente tenha que cuidar de todos os estados brasileiros, nós temos que lembrar que o Rio de Janeiro perdeu muito quando a capital saiu daqui. Sérgio (Cabral), você pode ter certeza de que a companheira Dilma vai tratar você melhor do que eu tratei. E o Rio de Janeiro vai continuar recebendo tudo aquilo que ele tem direito”, prometeu o presidente, abraçando o governador.


Sérgio Cabral quer promover festa popular “Obrigado, Lula” no Sambódromo


O governador do Rio anunciou no evento que no dia 20 de dezembro vai promover, no Sambódromo, uma grande festa com artistas intitulada “Obrigado, Lula”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário