Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

                  PSDB contra reduzir preço da luz   



Deu no insuspeito "O Globo"...
"Cúpula do PSDB articulou recusa de Minas e São Paulo ao pacote
A posição conjunta dos governos tucanos de Minas Gerais e São Paulo de não permitir a adesão integral das estatais destes estados às regras da MP 579 para a renovação de contratos de concessão de energia foi uma resposta política articulada com a cúpula do PSDB."
Como se vê, não foi por acaso que justamente a CEMIG, a CESP e a COPEL, de Minas, São Paulo e Paraná, governados pelo PSDB, não aceitaram a proposta de renovação de contratos feita pelo governo. A decisão impacta a redução da conta de luz, que seria de 20% e, conforme divulgado, deve ficar em torno de 16%, também expressiva.
Mais grave é o que esta decisão do PSDB explicita: que são contra o barateamento da energia para todos os brasileiros, inclusive as empresas. O que ajuda a reduzir a inflação, torna os produtos nacionais mais baratos e competitivos e facilita a exportação, gerando emprego e renda. Tanto que a medida foi aplaudida pelas Federações da Indústria. Somente no caso de Minas Gerais, conforme divulgado pelo Minas Sem Censura, trata-se de um montante de mais de R$30 bilhões que iriam mudar de mãos: dos acionistas da CEMIG para todos os consumidores, ou seja, para todos nós e para o Brasil.
A decisão do partido clareia, aos desavisados de plantão, uma opção política que privilegia os acionistas, os donos, poucos e doadores de campanha, em detrimento da população. É um engodo tentar argumentar que os estados acionistas sairiam perdendo, como se vê no comentário do especialista Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Para ele, houve uma visão de curtíssimo prazo de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, ao descartarem as renovações:
— Eu fico muito preocupado com o que vai acontecer com as empresas, eles estão arriscando perder seus ativos.
O PSDB, na sua ânsia de ser contra tudo o que vem do governo, sem um pingo de preocupação com o povo ou com o Brasil, erra duas vezes. Primeiramente, terão que prestar contas ao povo sobre ser contra algo que a todos beneficia. Em um segundo momento, quando estas empresas forem obrigadas por Lei a devolverem suas usinas ao governo, e estas forem novamente licitadas. Aí, como tem ocorrido desde o governo Lula no tocante a concessões, o preço da energia deve cair ainda mais. Junto com ele, as ações destas companhias. Porque poderão ficar sem suas fontes de renda, seu negócio, justamente as usinas. Nesta hora, seus acionistas também vão lembrar. Mas o povo vai aplaudir outra vez.
Já virou até piada na rede: PSDB é contra a luz e a favor da volta das trevas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário