Páginas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

País deixou de consumir 5 bilhões de sacos plásticos em um ano e meio



Cerca de cinco bilhões de sacolas plásticas deixaram de ser consumidas em um ano e meio de campanha "Saco é um Saco" do Ministério do Meio Ambiente.

A meta da campanha era atingir 10% de redução de sacolas plásticas até o final de 2010, tendo como base o ano de 2009, quando foram produzidas 15 bilhões de sacolas no Brasil. A meta foi ultrapassada, chegando a 33% de redução.

O desempenho do programa, na avaliação do deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), é o resultado da conscientização da população brasileira sobre a importância de se promover ações em favor do meio ambiente. "O uso de sacos plásticos em excesso é um grave problema ambiental para o Brasil e para o mundo. Esta iniciativa do governo é muito bem vinda e ficamos felizes que a população tenha compreendido e apoiado a campanha. Se continuarmos neste ritmo, em pouco tempo poderemos extinguir o uso das sacolas plásticas", afirmou.

Dados

Esse número reúne as estimativas levantadas pelas três maiores redes de supermercado no País (Walmart, Pão de Açúcar e Carrefour), pelas cidades que baniram as sacolas voluntariamente, como Xanxerê (SC) e Jundiaí (SP) e pelo Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, da indústria do plástico.

Durante a campanha foram produzidos 19 spots de rádio, três filmes para TV e cinema - exibidos no canal Futura e nas salas de cinema da rede Rain -, e dois concursos culturais. Além disso, o uso de ecobags foi estimulado por vendas e distribuição gratuita. A rede Pão de Açúcar, por exemplo, vendeu 200 mil sacolas retornáveis em 2010.O Ministério do Meio Ambiente, por sua vez, distribuiu outras 200 mil ecobags.

Além dessas empresas, a campanha contou com outros parceiros que agregaram esforços, como Carrefour, CPFL, Livraria Saraiva, CNT, Rádio Câmara, Vivo, Gol Linhas Aéreas e instituições de referência no tema consumo consciente como Instituto Akatu e WWF.

Outros parceiros

Com o pontapé inicial dado pela campanha, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) se animou e estipulou metas de redução para o setor varejista, atingindo aproximadamente 76 mil estabelecimentos espalhados por todo País. Trata-se de pacto setorial firmado com o MMA que prevê a redução em 30% das sacolas plásticas nas lojas de todo o País até 2013 e 40% até 2014, tendo como base os números de produção de 2010, estimados em aproximadamente 14 bilhões.

Algumas redes de supermercados estabeleceram suas próprias metas, como o Walmart que pretende reduzir em 50% até 2013 e o Carrefour que deseja banir as sacolas plásticas em suas lojas até 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário