Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012


Justiça derrota
Veja e PiG (*) de Minas

O Conversa Afiada republica e-mail que recebeu do amigo navegante Luiz Carlos:

O deputado estadual Rogério Correia, PT, ganhou direito de resposta, a ser dado pelo jornal “Estado de Minas”, em face das acusações e ofensas de que foi vítima logo após duas edições farsescas da “Veja”, ao final do ano passado. O tema era a Lista de Furnas.


As reportagens, tanto da “Veja” quanto do “Estado de Minas” se basearam em laudo realizado sobre cópias xerográficas e não sobre o original da Lista de Furnas. Ou seja, ao assumirem como definitiva e verdadeira a conclusão de uma perícia com evidentes restrições técnicas, esses veículos agem no contexto do “jornalismo investigativo” que tangencia a ilegalidade.


(Clique aqui para ler sobre o que Leandro Fortes escreveu a respeito desse “jornalimo investigativo”, que tem até uma entidade de classe em Brasilia. PHA)


Lembremo-nos aqui do perito Larry Stewart, contratado pelo PSDB para “atestar” a falsidade da lista, também em cima de cópia xerox. Ele tinha no seu currículo, à época de sua contratação, uma prisão por perjúrio.


O TJMG considerou, além das ofensas e acusações impressas nas matérias do jornal, o fato de que o laudo do Instituto Nacional de Criminalística – da PF – atestou a autenticidade da “Lista de Furnas”, não cabendo o levantamento de suspeitas sobre sua alegada montagem.


Enfim, ação judicial semelhante corre contra a “Veja”, que forneceu o insumo e o pretexto – (o sólido detrito de maré baixa – PHA) para o jornal mineiro atacar o líder da bancada do PT e do “Movimento Minas Sem Censura”. Mais cedo ou mais tarde, a Veja deve também ser condenada.


Seguem links que tratam do tema:


Íntegra da decisão:

http://www.tjmg.jus.br/juridico/jt_/inteiro_teor.jsp?tipoTribunal=1&comrCodigo=24&ano=12&txt_processo=30566&complemento=1&sequencial=0&palavrasConsulta=&todas=&expressao=&qualquer=&sem=&radical=


Nota à imprensa:

http://www.minassemcensura.com.br/conteudo.php?MENU=&LISTA=detalhe&ID=482


Abraço


Luis Carlos da Silva



Em tempo: um dia, essa Lista de Furnas – a verdadeira – vai puxar o pé dos tucanos. É outra Privatria Tucana. A tentativa de embrulhar a Lista em várias versões e tramas lembra muito o Dossiê Cayman, que o Presidente Fernando Henrique proibiu a Polícia Federal de continuar a investigar. Sobre a matéria, leia de Leandro Fortes, “Cayman, o dossiê do medo”.  Leia também como o tartufo Fernando Henrique “matou a Comissão de Ética do Itamar”. – PHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário