Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mulher mais procurada pela Gestapo na Segunda Guerra Mundial morre aos 98 anos


Nancy Wake morreu aos 98 anos, em Londres
Nancy Wake morreu aos 98 anos, em Londres

SIDNEY - Nancy Wake, uma condecorada espiã australiana que atuou durante a Segunda Guerra Mundial e chegou a ser a pessoa mais procurada da polícia nazista Gestapo, morreu neste domingo em Londres aos 98 anos.
- Nancy Wake foi uma mulher de extraordinária coragem cujo esforço salvou centenas de vidas de aliados e ajudou a dar um fim à ocupação nazista na França. A nossa nação homenageia um indivíduo verdadeiramente notável, cujo valor e tenacidade nunca vamos esquecer - disse a primeira-ministra da Austrália, Julia Gillard, em uma nota divulgada à imprensa.
Conhecida como 'a rata branca', Nancy foi considerada uma heroína de guerra e resistência por causa de sua habilidade de manter sua identidade escondida das forças nazistas por muito tempo.
Nascida na Nova Zelândia, Nancy se mudou para a Austrália ainda bebê e foi criada no país. Lá, ela trabalhou como enfermeira, por pouco tempo. Depois iniciou sua carreira como jornalista na Europa, onde conheceu e se casou com o executivo francês Henri Fiocca, em 1939.
Depois que os nazistas invadiram a França, a moça de cabelos escuros logo se tornou uma mensageira da resistência e depois começou a agir como uma espiã. Após ser traída por um colega, ela fugiu para Londres, mas seu marido foi torturado e morto pela Gestapo.
Tempos depois ela voltou para a França e se tornou um dos principais contatos entre Londres e os grupos da resistência local.
- Na minha opinião, alemão bom era alemão morto, e quanto mais morto melhor. Só me arrependo de não ter matado mais deles - disse Nancy certa vez em uma entrevista.
O legado de Nancy se resume em suas medalhas: ela ganhou a condecoração britânica de George, a medalha americana da Liberdade e a 'Croix de Guerre' da França. Em 2004, ela foi promovida a Companheira da Ordem da Austrália.
Nancy morava em um retiro de descanso para veteranos de guerra aposentados em Londres. Em 2003, ela sofreu um enfarto. E neste domingo uma infecção no tórax tomou-lhe vida, poucos dias antes de ela completar 99 anos, no dia 30 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário