Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

VEJAM SÓ COMPANHEIROS, NÃO PODERIA TER UMA NOTÍCIA MAIS OPORTUNA!


GRITO DOS EXCLUÍDOS 2011
“Pela vida, grita a TERRA. Por direitos, todos nos!”

Companheiros e Companheiras,

No dia 13 de agosto de 2011, no Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política (Centro de Pastoral), membros de Organismos ligados as igrejas, Pastorais e Movimentos Sociais, estarão reunidos para o Seminário de Preparação para o Grito dos Excluídos 2011. Em sua 17ª edição, o Grito tem por tema: Pela Vida grita a TERRA, Por direitos todos nós!

O Grito dos/as Excluídos/as pretende levar às ruas o grito da Mãe Terra sofrida com tantos projetos de morte, os quais, escondidos atrás das máscaras do desenvolvimento, destroem a natureza e colocam em risco toda espécie de vida sobre o Planeta. Conseqüência também de um  modelo de desenvolvimento capitalista, que visa tão somente o lucro desenfreado de alguns poucos, é a negação dos direitos básicos da população: saúde, educação, moradia, acesso à Terra, à Água, lazer, cultura, emprego, soberania alimentar O governo anuncia o ascenso de 35 milhões de pessoas à classe média, porém, isso não significa que os direitos básicos destes e dos que continuam a linha de pobreza e miséria tenham sido garantidos.

O aumento do poder aquisitivo não significa necessariamente garantia de direitos básicos. Segundo dados do último Censo do IBGE, a classe média (domicílios com renda per capita de 1 a 5 salários) não passa de 34, 2% da população (Fonte: Brasil de Fato, nº 427). Os outros 66% estão na linha de miséria e pobreza.

Alguns questionamentos nortearam a discussão no encontro em torno do tema: Ainda temos excluídos/as? Onde eles/as estão? Eles/as reconhecem que são excluídos/as? E nós, agentes de pastorais e militantes de movimentos sociais, também nos reconhecemos como excluídos/as? Vimos que os/as excluídos/as continuam existindo e o Grito continua com sua razão de existir. Nossa missão é identificar as realidades de exclusão, ter consciência delas e transformá-las. Ser excluído/a é uma realidade que ninguém deseja ser, mas é real, não podemos negá-la. Esse é o primeiro passo na luta pela inclusão, contra todo tipo de exclusão. Quem é excluído/a e nega esta condição, não assume a luta pela transformação.

Em Belo Horizonte, a discussão está girando em torno dos grandes projetos, das obras de infraestrutura e da Copa do Mundo. Os/as excluídos/as são também massacrados pela falsa idéia de progresso e as obras são planejadas e concretizadas a toque de caixa, empurradas de goela abaixo.
As comunidades atingidas não participam do processo de discussão sobre a viabilidade social e ambiental destas obras e, ao final, precisam ser remanejadas de seus espaços ancestrais ou então continuam vivendo nestes espaços, mas sofrendo os impactos diretos destes empreendimentos.
São tantos gritos que ecoam pelo mundo. A Mãe Terra “geme como em dores de parto” (Rm 8,22). O Grito pretende ser um momento de fortalecimento das lutas populares, bem como de dar visibilidade aos processos alternativos que estão sendo construídos a partir das bases, que apontam para uma outra sociedade possível, mais justa e igualitária.

O Grito dos/as Excluídos/as não é um evento isolado, ele vai para além dos protestos do dia 07 de setembro. Faz parte de um processo de mobilização e lutas pelos direitos, bem como de construções coletivas em torno de uma outra maneira de ver a Terra e de usufruir de suas riquezas, a partir dos princípios do respeito, da convivência e da sustentabilidade.

Por todo o Brasil, os gritos se unirão num só, e tecerão a colcha do projeto popular. Convidamos a todos a participar do Seminário de preparação, onde fortaleceremos as lutas locais em favor da Mãe Terra, Terra de Deus e nossa, e dos direitos dos pobres, filhos/as da Terra, pobres de Deus.


Cronograma Geral:

Seminário de preparação do Grito dos Excluídos
13 de agosto de 2011
Horário: 08h30min às 17h00min
Local: Vicariato Social e Político (Centro de Pastoral)
(Rua Além Paraíba, 208 – Lagoinha – Belo Horizonte)

PROGRAMAÇÃO:
08h30min - Credenciamento
09h00min - Acolhida e Mística
09h30min - “Pela vida grita a terra, por direitos todos nós”
                       Assessor: Roberta Traspadine (Economista e Educadora Popular)
10h45min - “Pela vida grita a terra, por direitos todos nós”
                       Assessor: Padre João Batista Libânio (Teólogo)
12h00min - Almoço
13h30min - Oficinas Temáticas
16h00min - Exposição dos trabalhos
17h00min - Encerramento

Obs: Como estamos falando principalmente de meio ambiente, pedimos a todos que tragam
         seu copo no dia do seminário, para evitarmos os produtos descartáveis.

 Grito dos Excluídos
07 de Setembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário