Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Fifa oficializa tabela: São Paulo abre a Copa do Mundo de 2014 e Rio recebe a final

Futuro estádio do Corinthians em Itaquera é o local da primeira partida do Mundial no Brasil
Do R7


Fielzão - 450 largDivulgação
Futuro estádio do Corinthians vai mesmo receber a abertura da Copa de 2014
Publicidade
A Fifa oficializou nesta quinta-feira (20) que o estádio do Corinthians, em São Paulo, receberá a festa de abertura e o primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014. A confirmação, feita pelo secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, e pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, aconteceu na Suíça, na mesma cerimônia em que foram definidas as cidades que recebem a Copa das Confederações, disputada no País um ano antes, em 2013. 

VOTE - Você gostou da escolha de Itaquera para a abertura?

Brasil pode passar Copa de 2014 sem jogar no Maracanã

Jogos da Copa 2014 começarão às 13h e terminarão às 22h

Fifa diz que venda de ingressos para a Copa de 2014 começará no meio de 2013

Valcke informou que a abertura da Copa das Confederações será em Brasília (DF) e as semifinais acontecerão em Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE). A final será no Rio de Janeiro (RJ).

Teixeira confirmou, já falando sobre a Copa do Mundo, que o Brasil terá 12 sedes e que todas as cidades terão "as melhores seleções" do Mundial. Sobre a decisão de utilizar a futura arena do Corinthians na abertura, o presidente da CBF explicou que "o tamanho das cidades e seus estádios foram decisivos na escolha".

A vitória paulista aconteceu depois de uma verdadeira batalha política, que começou em 2007, quando o Brasil ganhou o direito de sediar o Mundial.

A princípio, o estádio indicado pelo comitê de São Paulo para ser a sede da cidade na Copa foi o Morumbi, mas a Fifa não se satisfez com os projetos de reforma apresentados pelo São Paulo. Vetou o local no dia 16 de junho de 2010, alegando que o clube não apresentou as garantias financeiras para executar a obra orçada em R$ 630 milhões.

Presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador Local) da Copa de 2014, Ricardo Teixeira é desafeto do presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio. Teixeira queria que o cartola são-paulino apoiasse Kleber Leite na eleição para a presidência do Clube dos 13, mas Juvêncio decidiu ficar ao lado de Fabio Koff, que foi eleito.
Dias antes da licitação para venda dos direitos de transmissão dos Campeonatos Brasileiros de 2012 a 2014, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, que votou no candidato da CBF, foi o primeiro a se desfiliar da entidade, que tinha os direitos de negociação.
Graças à amizade entre Sanchez e Teixeira, o estádio do clube apareceu como "a única saída" quando o Morumbi foi excluído do Mundial. O cartola corintiano foi chefe da delegação brasileira na Copa do Mundo de 2010, dois meses antes de o Fielzão ser oficializado como a arena paulista para 2014.
Com o estádio são-paulino fora de cogitação, Ricardo Teixeira, “convocou”, em 27 de agosto de 2010, o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, e o então governador do Estado, Alberto Goldman, para uma reunião, na qual propôs que o estádio corintiano fosse a sede paulista da Copa.
A partir daí, o Corinthians correu para viabilizar a construção da obra e contou com a intermediação do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fechar contrato com a construtora Odebrecht, responsável por tocar a obra.
A falta de garantias financeiras e a presença de dutos da Petrobras no terreno onde o estádio está sendo erguido atrasaram a obra. Com a incerteza, São Paulo foi excluída da Copa das Confederações, competição que acontece um ano antes do Mundial e serve como um evento-teste.

A vitória do estádio de Itaquera frustra as cidades de Belo Horizonte, Brasília e Salvador, que também eram cotadas para abrir o Mundial. A Copa do Mundo de 2014 começará em 12 de junho e terminará em 13 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário