Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Em prévia do Mundial, Brasil desafia algoz recente por 9º título do GP

Do UOL Esporte
Em São Paulo
 A Itália é a adversária a ser batida. Esta é a convicção de José Roberto Guimarães. E se levar em consideração os dois últimos encontros entre as duas equipes, o treinador tem razão. Algoz recente da seleção brasileira feminina de vôlei, a Azzurra é o principal desafio do time verde-amarelo em busca do nono título do Grand Prix, em prévia do Campeonato Mundial.
Todas as seis seleções classificadas para a fase final do Grand Prix estarão no Mundial, que será disputado no Japão entre os dias 29 de outubro e 14 de novembro. Enquanto ensaiam para a competição mais importante do ano, as equipes brigam pelo título da 18ª edição do GP.
Soberano no torneio, o Brasil terá que passar pela Itália. Nos dois últimos encontros, vitórias das europeias. A mais recente ocorreu na primeira fase com o convincente 3 a 1 da Azzurra sobre as comandadas de Zé Roberto em São Carlos (SP). Além das rivais, o time verde-amarelo enfrenta China, Estados Unidos, Polônia e Japão a partir desta quarta-feira.
“Chegamos ao momento mais importante do campeonato. Aproveitamos o final da primeira fase para testar e dar ritmo a todas as jogadoras. Os cinco jogos decisivos que teremos pela frente serão muito difíceis e precisaremos contar com todas as atletas. Agora, cada ponto será importante para o resultado final. Cada jogo representará um degrau na tabela de classificação”, disse Zé Roberto.
Confira a seguir alguns dos destaques da fase final:

ATUAL CAMPEÃO

TROCA DE 'CORAÇÃO'
O técnico Zé Roberto costumava dizer que Fofão era o coração da seleção brasileira. E justamente nesta posição encontra dificuldade em achar uma substituta à altura. No ano passado, Ana Tiemi foi a reserva de Dani Lins. Nesta edição, Fabíola ganhou a vaga e tem sido bastante utilizada pelo treinador. Outra posição que sofreu alteração foi a meio-de-rede. Carol Gattaz saiu para a entrada de Adenízia. O restante da equipe é a mesma que conquistou o oitavo título do Grand Prix, em 2009.
DESTAQUE
Sheilla foi, de fato, bola de segurança do Brasil. A oposta é maior pontuadora da equipe e fechou 1ª fase como a 2ª melhor atacante do torneio (50,31%).
PAREDÃO
Com seus 1,96m
de altura, Thaísa é principal referência de bloqueio do time. A central é a 2ª na lista de melhores no fundamento. Ela tem ainda o quarto melhor saque da 1ª fase do Grand Prix.

OS ADVERSÁRIOS NA FASE FINAL

ITÁLIA
Embora nunca tenha conquistado o Grand Prix, a Itália é a principal adversária do Brasil. "A Itália é uma equipe extremamente eficiente e com jogadoras muito talentosas, em boas condições físicas e maduras tecnicamente. Além disso, é um time que erra muito pouco, cede poucos pontos de graça ao adversário", fala o técnico. Na 1ª fase, o Brasil perdeu por 3 a 1, em São Carlos (SP), em duelo que as europeias não contaram com três de suas titulares: levantadora Gioli, central Lo Bianco e a líbero Cardullo.
EUA
"Os EUA têm um tipo de jogo parecido com o nosso. Evoluíram ofensiva e defensivamente. O bloqueio é eficiente. O time ganhou com o retorno da Logan e Destinee é uma oposto jovem e talentosa", diz Zé Roberto.
POLÔNIA
"A Polônia fez uma boa campanha. O time costuma apostar nas bolas altas, tem um bloqueio alto e consistente e jogadoras com experiência internacional", analisa o técnico.
JAPÃO
“Japão melhorou
muito nos últimos anos. Esperamos dificuldades. Time joga em velocidade e defende muito. Temos de estar preparados para enfrentar um time com bom volume de jogo”, diz Zé Roberto.
CHINA
"A China é um time que alia força e velocidade. As chinesas têm uma boa defesa, a bola não cai com facilidade. É preciso paciência e concentração para superá-las. E elas jogarão em casa, com o apoio da torcida".

AS ESTRELAS DOS FINALISTAS

PAULA PEQUENO
Ponteira brasileira foi MVP em Pequim-2008, mas briga pela posição
PICCININI
Musa, Piccinini é referência do time italiano e tem a melhor recepção do GP
SAORI KIMURA
Oposta japonesa é maior pontuadora do GP e tem o segundo melhor ataque
YIMEI WANG
Mesmo pesada, oposta chinesa é mais eficiente do time, a quarta do GP
DESTINEE HOOKER
Terceira bloqueadora do GP, norte-americana é a sétima melhor atacante
ANNA BARANSKA
Atacante polonesa está em várias listas, como saque: o 3º do torneio

Nenhum comentário:

Postar um comentário