Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011




Coopertrim concluindo
processo de recuperação da Tarza
                                                            Foto: Janathan  de Faria
A Cooperativa dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica de Raul Soares/Coopertrim realizou nesta noite de 22 de novembro, no Salão da Câmara Municipal, uma assembleia geral entre os cooperados com finalidade de prosseguir com o processo de recuperação da Fábrica Tarza que vem se arrastando por quase três anos junto aos órgãos de competência.

A empresa que mantinha a Tarza é massa falida (consolidada) e a Coopertrim, cujo presidente é Efigênio Francisco Avelino, se empenha com esforços possíveis para reativar a fábrica em sistema cooperativista, como já acontece (de forma satisfatória) com várias outras empresas produtivas no País e que tiveram o mesmo insucesso da Industrial São Sebastião.

A assembleia reunida conseguiu seus objetivos. A partir de então a Coopertrim vai solicitar do Poder Judiciário concessão de arrendamento do imóvel e maquinário e voltar a produzir a marca Tarza, conceituada no mercado e presente em mais de 20 itens de ferramentas para a agricultura, construção civil e etc.

A expectativa dos presentes se misturou à esperança, pois o imprescindível apoio para que a fábrica volte a funcionar se fez realidade na efetiva participação do ex-empregados, do poder público e da comunidade raul-soarense.
O processo de recuperação da Fábrica Tarza ruma-se à conclusão, todos desejam o imediato restabelecimento de sua linha de produção que nasceu há 65 anos pelo ideal de Cesare Tartaglia e José Raimundo de Souza.

Para formalização de arrendamento a Coopertrim conta, ainda, com apoio de renomadas instituições que se fizeram presentes nesta importante reunião, seguintes:
Uniforja - Cooperativa Central de Produção Industrial de Trabalhadores em Metalurgia, constituída em meados de 2000. Situada em Diadema-SP, em uma área própria de 65.000m2, é a maior fabricante de anéis, flanges e conexões de aço forjado de toda América Latina, representada pelo diretor José Domingos Peres dos Santos.
Unisol Brasil – é uma associação civil com fins não econômicos, de âmbito nacional, de natureza democrática, cujos fundamentos são o compromisso com a defesa dos reais interesses da classe trabalhadora, a melhoria das condições de vida e de trabalho das pessoas, a eficiência econômica e o engajamento no processo de transformação da sociedade brasileira com base nos valores da democracia e da justiça social, representada pelo coordenador geral Alexandre Antonio do Silva.
Fem – Federação Estadual dos Metalúrgicos de Minas Gerais, representada por Heraldo Silva Ferreira.
Cut-MG –
Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora e Região, representado pelo secretário Júlio César Franca de Oliveira.
Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte e Confederação Nacional dos Metalúrgicos, representados pelo diretor Ubirajara Alves de Freitas.
Confederação Nacional dos Metalúrgicos.
Sindicato dos Metalúrgicos de Raul Soares, representado pelo diretor José Mário Comini. 

                       Foto: Jonathan de Faria
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Raul Soares, representado pelo presidente Ramilson Pires. 

Estiveram presentes, ainda, a imprensa local, Nelson Alexandre, Itamar Carvalho, o advogado Luciano Garíglio Cezar, vereadores Ramiro Grossi, o presidente da Câmara Romeu Barbosa “Rui do Jipe”, Eimard Ribeiro e Célio Nesce, empresário César Aníbal Alves, Américo Nogueira Tartaglia e Juarez Tadeu Alves, entre outros.

A Coopertrim foi criada com objetivo principal de proporcionar o exercício da atividade profissional aos seus associados por meio da organização do trabalho em bases coletivas. E como cooperativa de trabalho de propriedade dos trabalhadores irá desenvolver esforços no sentido da indústria metalúrgica Tarza retomar o seu funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário