Páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Câmara e Senado elegem seus presidentes  

nesta terça-feira.

 

 

 

Os congressistas eleitos em outubro do ano passado tomam posse nesta terça-feira (1º), formando uma base de apoio maior do que a do governo anterior. Dos 513 deputados e 81 senadores, 461 (ou 77,6%) integram partidos aliados da presidente Dilma Rousseff.

Logo depois de empossados, os novos congressistas terão a missão de escolher seus presidentes. Os eleitos comandarão o Congresso pelos próximos dois anos.

Principal aliado de Dilma e com a maior bancada no Senado, o PMDB presidirá a Casa. O partido lançou José Sarney (PMDB-AP) — que ocupa o cargo há dois anos— como candidato único.

Na Câmara, o candidato Marco Maia (PT-RS) é o favorito. Ele é apoiado por Dilma e por partidos de base e da oposição.

PT e PMDB, com as maiores bancadas, respectivamente, fecharam acordo para alternância na presidência da Casa. A ideia é que Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) suceda Maia nos dois últimos anos da legislatura.

Também na base aliada, Sandro Mabel (PR-GO) lançou sua candidatura à revelia do Planalto e de seu próprio partido.

Apesar do grande número de aliados, congressistas da base se mantêm em alerta para evitar dissidências. "Não vamos relaxar. Entendemos que a atuação do governo no Congresso vai acontecer com intenso diálogo", disse o líder do PT na Casa, deputado Paulo Teixeira (SP).

Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário