Páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

LULA CONTINUA FAZENDO HISTÓRIA. QUE BELEZA!

                     Mais um metalúrgico na presidência





                  Maia é o primeiro torneiro mecânico eleito presidente da Câmara


Depois ter um torneiro mecânico no comando do Palácio do Planalto por oito anos, o Brasil terá um homem com a mesma formação no comando da Câmara dos Deputados. Apesar da pouca experiência na Casa, o ex-sindicalista Marco Maia (PT-RS), 45, foi eleito nesta terça-feira (1) para o cargo que ocupa desde o fim do ano passado, quando o titular, Michel Temer, renunciou para assumir a Vice-Presidência da República.

A vida política de Maia começou em 1984, quando se tornou dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, sua cidade natal. No ano seguinte, filiou-se ao PT, de olho nas eleições municipais de 1988. Mesmo sem seu partido ter sede própria no município, localizado na região metropolitana de Porto Alegre, e fazendo campanha de Fusca, ele ficou em segundo lugar, com mais de 20% dos votos.

Voltaria a disputar a prefeitura de Canoas em 2000, mas foi novamente derrotado. Acabou ganhando espaço na gestão estadual de Olívio Dutra, em 2001, na Secretaria de Administração e Recursos Humanos. Dois anos depois, tornou-se presidente da Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre), após garantir votos o bastante para ser suplente na Câmara dos Deputados.

Quando o deputado Ary Vanazzi (PT-RS) deixou o cargo para assumir a prefeitura de São Leopoldo, Maia ficou em seu lugar. As articulações junto à principal corrente do partido e a rápida aproximação com o Palácio do Planalto o ajudaram a se reeleger em 2006. O trânsito com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva só aumentou depois de ele comandar a CPI do Caos Aéreo, instalada após o acidente da TAM.

Quando Temer assumiu a presidência da Casa, dois anos atrás, Maia se tornou seu primeiro vice-presidente. No ano passado, conquistou 122.134 votos e ficou entre os dez deputados gaúchos mais votados. Petistas esperavam que ele buscasse a liderança do partido na Câmara, mas o gaúcho os surpreendeu e desbancou o favorito interno Candido Vaccarezza (PT-SP), na eleição pelo terceiro cargo da República.

Maia é casado e tem um filho. Filho de um guarda noturno e uma dona de casa.Folha
Fonte: Blog Terror do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário