Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Petrobras anuncia descoberta no pré-sal na Bacia de Campos
Em nota, estatal descreve descoberta como 'principal' na região.
Poço está localizado a 190 quilômetros da costa do RJ.

Do G1, em São Paulo


O consórcio Petrobras, Repsol Sinopec e Statoil anunciou nesta terça-feira (28) a descoberta de dois níveis de petróleo de boa qualidade no poço conhecido como Gávea, no pré-sal da Bacia de Campos.

Em comunicado divulgado pela manhã, a Petrobras informou que "esta descoberta é a principal realizada no pré-sal da Bacia de Campos". Procurada pelo G1 no início da tarde, a assessoria de imprensa da estatal não confirmou a informação e disse que o comunicado havia apenas sido redistribuído pela Petrobras e era de responsabilidade da Repsol Sinopec, operadora do consórcio.

A Repsol Sinopec é a operadora do consórcio, com 35% de participação, tendo como parceiras a Statoil, com 35% e a Petrobras, com 30%, e participa da exploração de 16 blocos, dos quais é operadora em seis nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo.

Procurada pelo G1 por volta das 13h, a assessoria de imprensa da Repsol reafirmou o conteúdo da nota, dizendo que o documento foi aprovado por uma equipe técnica da Repsol.

Questionada sobre quais os critérios que definiriam esta descoberta como "principal", a assessoria de imprensa informou que precisaria apurar melhor a informação. A Repsol entrou em contato com o G1 às 14h, e afirmou que, "dentre as descobertas já feitas na Bacia de Campos, esta é que oferece "maior potencial" ,mas que ainda não possui dados sobre o petróleo encontrado.
O navio sonda de última geração Stena Drillmax I, que perfurou poço localizado a 190 quilômetros da costa do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Petrobras)O navio sonda de última geração Stena Drillmax I,
que perfurou poço localizado a 190 quilômetros da
costa do RJ (Foto: Divulgação/Petrobras)

O poço, localizado a 190 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, foi perfurado pelo navio sonda de última geração Stena Drillmax I, em águas de 2.708 metros e atingiu a profundidade final de 6.851 metros.

De acordo com a nota divulgada pela Petrobras, esta é a primeira descoberta na Bacia de Campos após a aliança com a chinesa Sinopec, que tem 40% da filial brasileira da companhia petrolífera.

Ainda conforme o documento, o consórcio está analisando os resultados obtidos no poço, antes de continuar com o processo de exploração e avaliação da área.

A companhia e suas parceiras informaram às autoridades brasileiras a existência de indícios de hidrocarbonetos no poço exploratório Gávea em março de 2011, para o primeiro nível, e em abril do mesmo ano, para o segundo nível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário