Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2011

Mãe nega que governador de Pernambuco seja filho de Chico Buarque


Um boato que circula nas redes sociais causou embaraço à família do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Na segunda-feira, a deputada federal Ana Arraes (PSB-PE), mãe de Campos, veio a público negar que o governador seja filho do compositor e cantor Chico Buarque. O boato ganhou força no último fim de semana depois que um site pernambucano divulgou que o artista teria descoberto ser o pai do político. Ontem, em nota oficial, a deputada afirmou que a notícia era “inverídica e criminosa” e que tomou “as providências legais, no sentido de fazer cessar e punir policial e judicialmente tal aberração”. As informações são do jornal O Globo.
A notícia publicada no site Diário Pernambucano, no último fim de semana, dizia que, durante uma turnê bem extensa pelo Nordeste, quando o cantor era jovem, teve um relacionamento “rápido e oculto” com uma “moça de beleza radiante”. Ontem à tarde, o site retirou do ar as alusões à família do governador. Segundo Ana Arraes, o governador é filho dela “e do escritor Maximiano Campos, já falecido e de saudosa e respeitável memória”. A deputada informou, ainda, que só conheceu o cantor, na casa do pai, o ex-governador Miguel Arraes, quando Eduardo já tinha 21 anos. A deputada encaminhou uma queixa à Secretaria de Defesa Social, pedindo que o crime seja investigado pela Polícia Civil – um inquérito foi aberto ainda na segunda-feira. Segundo o advogado Antônio Campos, irmão do governador, a polícia já teria identificado três possíveis responsáveis pela divulgação da notícia falsa. Por meio de sua assessoria, Chico Buarque afirmou que o caso vem sendo encarado como uma “piada da internet”.
Fofoca online
Intitulada “Escândalo no mundo da música e da política”, a notícia falsa era assinada por “Jarbinhas D´adelaide”. O nome fictício une o nome do principal opositor de Eduardo Campos em Pernambuco, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), e o heterônimo utilizado por Chico – Julinho da Adelaide – na década de 70, época da ditadura, para driblar a censura às suas músicas.
A notícia dizia que Chico havia assumido a paternidade de Campos em uma entrevista exclusiva, na qual contava ter conhecido Ana em 1964, no Recife, durante uma extensa turnê no Nordeste, e com ela teria mantido um “relacionamento intenso, rápido e oculto”.
Meses depois teria recebido uma carta dela falando da gravidez, mas ele, “cretinamente”, ignorou.  Há alguns anos, tomado do desejo de saber quem era o filho, teria ficado impactado com a “surpreendente descoberta: ele é o governador de Pernambuco”.  Depois de vários detalhes, encerra afirmando que o governador Eduardo Campos, que havia acabado de saber sobre a paternidade, reagiu bem-humorado imaginando que a partir de agora, Chico Buarque poderia fazer mais shows no Recife e com “preços mais acessíveis”.
A brincadeira poderá custar caro.  A polícia civil identificou que o site é da cidade sertaneja de Taquaritinga do Norte. Três pessoas foram intimadas a depor.

Por Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário