Páginas

segunda-feira, 9 de abril de 2012





Memória: Dirigente descobre vídeos do primeiro encontro do Foro de São Paulo

São 18 horas de gravações do Encontro de Partidos e Organizações de Esquerda da América Latina e Caribe, realizado em 1990.


O dirigente nacional do PT e atual secretário executivo do Foro de São Paulo, Valter Pomar, teve acesso a um material importante para o registro da história do Partido e do próprio FSP: uma série de vídeos contendo cenas do Encontro de Partidos e Organizações de Esquerda da América Latina e Caribe, realizado em julho de 1990, em São Paulo, que acabaria transformando-se no primeiro encontro do Foro.
“Foi por acaso que tomei conhecimento da existência de cerca de 18 horas de gravação em vídeo do que se tornaria o primeiro encontro do Foro de São Paulo. Em 14 de julho de 2011, celebramos os 75 anos de Wladimir Pomar com o lançamento de um livro sobre Os latifundiários e com o lançamento da página eletrônicawww.wladimirpomar.org.br. A busca de imagens para esta página me levou à TV dos Trabalhadores (TVT), onde encontrei um militante meu conhecido que não via há tempos. Quando contei a ele que meu principal encargo partidário era a secretaria executiva do Foro de São Paulo, ele comentou que a TVT havia filmado o Encontro de Partidos e Organizações de Esquerda de América Latina e Caribe, realizado em julho de 1990 em São Paulo, num dos salões do Hotel Danúbio”, conta Valter Pomar.
A pedido de Pomar, o militante forneceu a cópia digital de toda a gravação. “Isto possibilitou que o PT iniciasse a preparação dos arquivos, que inclui assistir a toda a gravação, identificar os participantes, legendar os filmes, produzir um texto analítico e realizar a divulgação”, explica.
Segundo o secretário do FSP, são 18 horas de gravações no total e por isso o processo ainda está em curso. “Falta identificar alguns participantes e decidir onde se inclui o que denominamos Arquivo X (provavelmente a fita de número 8). Quanto ao texto analítico, pretendemos concluí-lo após o XVIII Encontro do Foro de São Paulo, divulgando-o simultaneamente a planejada edição em português de Encontros e desencontros da esquerda latinoamericana”.
Entretanto, o dirigente optou por iniciar imediatamente a divulgação dos filmes. “Afinal trata-se de material precioso, cuja divulgação certamente vai contribuir para o estudo da história da esquerda latinoamericana e caribenha. Faremos esta divulgação paulatinamente, ao longo das próximas semanas”.
No primeiro vídeo que o Portal do PT também disponibiliza aos internautas há cenas da reunião presidida por Luiz Inácio Lula da Silva e coordenada pelo dirigente Marco Aurélio Garcia. Numa destas cenas, ao fundo, aparecem ainda Perseu Abramo, César Alvarez, Luís Favre, Hugo Scott e o próprio Valter Pomar.
Assistam abaixo o primeiro vídeo da série
(Geraldo Ferreira -  Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário