Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010





Educação: Bahia se torna uma referência nacional na alfabetização de alunos

É para Heloísas, Andrés e Franciscas – alunos formandos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) – que vale a pena governar, que faz com a tarefa de ser presidente da República seja prazerosa e não difícil, afirmou o presidente Lula nesta sexta-feira (10), em Salvador, na cerimônia de formatura de 291.682 alunos do Topa. Na ocasião, estavam presentes mil alunos, representando os demais formandos da terceira etapa do programa.
Para o presidente, o programa Topa, resultado de parceria entre o governo da Bahia e o governo federal, é uma referência nacional e provavelmente o melhor programa de alfabetização de adultos do Brasil e, quem sabe, do mundo. Ao ministro da Educação, Fernando Haddad, Lula fez o pedido que, caso continue ministro de Estado no governo Dilma, “apesar de não saber se será”, que ele se dedique a uma viagem ao interior da Bahia para que o programa Topa possa ser replicado e para que prefeitos sejam sensibilizados. Sem o total comprometimento dos prefeitos, disse Lula, será impossível extinguir o analfabetismo.

“Os prefeitos precisam participar. A gente não consegue acabar com o analfabetismo sem eles. Não importa se é de partido de direita ou de esquerda. O ser humano, quando está motivado, é tocado por uma ideologia chamada paixão, chamada coração.”

E foi exatamente essa “paixão” que fez com que o ex-metalúrgico, sem diploma universitário, ao lado do empresário, também sem diploma universitário – Lula e o vice-presidente José Alencar – entrassem para a história como os que mais “construíram” universidades e escolas técnicas. Foi observando o pai Aristides, que morreu analfabeto, que o presidente Lula passou a enxergar a importância da educação. E é com a sensação de dever cumprido que Lula diz deixar a Presidência da República no dia 31 de dezembro.

“Valeu a pena governar esse pais. Não é difícil governar esse país, quando a gente sabe de que lado a gente está, quem são as prioridades. Para mim foi gostoso fazer as coisas que pude fazer, fiz com a alma e com o coração. A gente governa não apenas com a sabedoria da cabeça, mas a gente governa com a sabedoria do coração. Saio feliz.”

Instituído em 2007, o Topa – que faz parte do Programa Brasil Alfabetizado – atende pessoas na faixa etária acima de 15 anos que não tiveram acesso à escolaridade. Incluindo os atuais formandos, o Topa já alfabetizou 751,7 mil pessoas e possui, ainda, outros 185.260 alunos em sala de aula.


Já o Brasil Alfabetizado, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, está presente em todo o território nacional, com atendimento prioritário aos 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% estão na região Nordeste. Criado em 2003, o programa atendeu mais de 12 milhões de alfabetizandos, alcançando cerca de 4 mil municípios.

Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário