Páginas

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CBF homologará título de 66 e Cruzeiro será oficialmente bicampeão brasileiro

O mais querido do Brasil e de Minas Gerais

Da redação
                                                            Cláudio Antonio
O Cruzeiro será reconhecido oficialmente como bicampeão brasileiro, com a homologação do título de 1966. Notícia divulgada pelo Jornal Nacional na noite desta segunda-feira informou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que os vencedores da Taça de Prata e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, competições nacionais disputadas de 1959 a 1970, serão reconhecidos pela entidade como campeões brasileiros, até o final deste ano.
Além do Cruzeiro, os outros times beneficiados serão Santos, com mais seis títulos, Palmeiras, com quatro, Bahia, Botafogo e Fluminense, com mais uma conquista cada um deles. Diante disso, o Bahia, campeão da Taça Brasil de 1959, será considerado oficialmente o primeiro campeão brasileiro. Palmeiras e Santos terão oito títulos, Fluminense terá três e Cruzeiro, Bahia e Botafogo terão duas conquistas.
Primeiro título brasileiro
O título de 1966 foi um dos mais épicos da história do Campeonato Brasileiro. Na decisão, o Cruzeiro encarou o Santos, de Pelé e companhia, que buscava o hexa e havia sido campeão das últimas cinco edições da Taça Brasil, bicampeão da Libertadores da América e bicampeão mundial.
Na primeira partida da decisão, o Cruzeiro goleou o time paulista por 6 x 2, no Mineirão, depois de fazer nada menos que 5 x 0 no primeiro tempo. No jogo de volta, realizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, em 7 de dezembro de 1966, a equipe paulista precisava vencer para provocar um terceiro jogo.
Pelé e Toninho marcaram para o Santos, ainda no primeiro tempo. Na etapa final, aconteceu a sensacional virada cinco estrelas, com gols de Tostão, Dirceu Lopes e Natal, aos 44 minutos. Primeiro título brasileiro da Raposa e início da meteórica ascensão do Melhor Clube Brasileiro do Século XX.

Veja os títulos que a CBF vai reconhecer como campeonato brsileiro
Taça Brasil1959 – Bahia
1960 – Palmeiras
1961 – Santos
1962 – Santos
1963 – Santos
1964 – Santos
1965 – Santos
1966 – Cruzeiro1967 – Palmeiras
1968 – Botafogo
Torneio Roberto Gomes Pedrosa1967 – Palmeiras
1968 – Santos
1969 – Palmeiras
1970 – Fluminense

Fonte: Site oficial do Cruzeiro Esporte Clube

Nenhum comentário:

Postar um comentário