Páginas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Câmara: Principais partidos da base e da oposição anunciam apoio a Marco Maia

A candidatura do deputado Marco Maia (PT-RS) à presidência da Câmara para o biênio 2011/2013 recebeu nesta quarta-feira (22) o apoio dos principais partidos da base aliada e da oposição.


O anúncio foi feito nesta manhã, na presidência da Câmara, com a presença dos líderes do DEM e do PSDB, entre outros líderes partidários. O objetivo da aliança, segundo Marco Maia, é fortalecer o poder legislativo e reafirmar o princípio da proporcionalidade na definição da Presidência da Casa.


"Nos diálogos que construímos ao longo da semana, houve o entendimento de que todos nós estamos imbuídos no sentido de construir uma chapa para a composição da Mesa de forma unificada e ao mesmo tempo respeitando a proporcionalidade. Queremos que haja estabilidade na composição da Mesa porque isso ajuda na condução dos trabalhos e na aprovação dos projetos importantes para o país", destacou Marco Maia, atual presidente da Câmara.
Para o novo líder da bancada petista na Câmara, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), a iniciativa é um importante passo rumo à consolidação da vitória de Marco Maia à presidência da Casa. O parlamentar destacou ainda o fortalecimento do legislativo brasileiro. "Queremos valorizar o parlamento e fazer dele um poder com força, com autonomia. Esse apoio é um grande passo para assegurar a vitória da nossa candidatura e também a unidade com a base e com a oposição", disse.
O próximo passo, adiantou o futuro líder, é trabalhar para obter o apoio do PSB, PC do B e o PDT. Estes três partidos não estavam representados durante o anúncio. "Em janeiro, vamos fazer muita campanha,convidando todos os deputados do PT para fazerem campanha nos seus estados para consolidar a vitória da nossa chapa", disse Paulo Teixeira.
Marco Maia foi escolhido oficialmente como candidato do PT no último dia 14. Ele disputou a indicação com o atual líder do governo, Cândido Vaccarezza (SP), e os ex-presidentes da Câmara Arlindo Chinaglia (SP) e João Paulo Cunha (SP). Todos, no entanto, abriram mão de concorrer ao cargo.
Marco Maia, que era 1º vice-presidente da Câmara, assumiu a Presidência da Casa, depois que Michel Temer renunciou ao cargo no último dia 16 para ser diplomado vice-presidente da República.
Tradição
Pela tradição, o partido com a maior bancada preside a Casa. O PT terá na próxima legislatura, que começa em 2011, o maior número de deputados (88), seguido pelo PMDB (79). Os dois partidos fizeram um acordo, no entanto, para se revezarem no comando da Casa. Cada partido ocupará a Presidência por dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário