Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

  

Joia 2011: Guilherme espera brilhar após resistir a gigantes europeus

Meia, de 16 anos, não quer ser chamado de 'o novo Philippe Coutinho da Colina'. Jogador é presença constante nas Seleções de base do Brasil

Por Fred Huber Rio de Janeiro
Guilherme Costa Seleção Sub-20Guilherme Costa com a camisa 10 de Seleção
Brasileira diante da Holanda (Foto: Divulgação)
O Vasco trata com cuidado uma joia que promete dar muita alegria aos torcedores. Trata-se do meia Guilherme Costa, de 16 anos, da equipe juvenil, que está na Colina desde 2006. Mas por pouco a promessa não tem um destino cada vez mais comum para jovens brasileiros que se destacam: a ida para um gigante europeu antes mesmo de se profissionalizar.
Este ano, Guilherme Costa foi assediado por Chelsea e Porto, mas com muito custo o clube conseguiu assinar o primeiro contrato profissional do atleta, que agora tem vínculo até 2013.
- O Chelsea e o Porto estavam em cima, e meu pai não sabia o que fazer. Temos o empresário Carlos Leite, que nos orientou. Agora, estou tranquilo. Assinei meu contrato por três anos. Primeiro quero defender o Vasco no profissional e depois ir para a Europa - disse a revelação.
Quem tratou do caso foi o diretor executivo de futebol do clube, Rodrigo Caetano, que aposta no sucesso do meia. O dirigente disse que nestes casos as equipes acabam perdendo alguma parte dos direitos dos atletas. Ele afirmou que é preciso ter calma para saber a hora certa de utilizar Guilherme no profissional.
- O Guilherme realmente é uma joia rara do clube. Foi muito difícil mantê-lo e fazer um contrato profissional. Foi um grande desafio. Você não sabe se comemora ou se se entristece com isso. A tendência é acabar perdendo uma parte dos direitos econômicos, porque se quiser a totalidade, o atleta acaba saindo. Mas ele é realmente um jovem que nós temos uma esperança muito grande. Se ele vai ser mais ou menos aproveitado, só o ano vai dizer. É preciso ter cautela - disse Caetano.
 Um caso parecido que aconteceu recentemente no Vasco foi com Philippe Coutinho, que foi vendido para o Inter de Milão antes mesmo de completar 18 anos e pouco jogou no time principal cruzmaltino. Guilherme Costa diz ter o desejo de deixar seu nome marcado na Colina, mas reconhece que o caminho seguido pelo ex-companheiro é o sonho de todo jogador que está começando.
Guilherme Costa Seleção Sub-20Guilherme Costa pelo Vasco na disputa do
'Campeões do Futuro' (Foto: Divulgação)
Apesar de Coutinho ser um modelo, Guilherme não quer comparações dentro de campo.
- Claro que o Philippinho é um espelho para mim. Só tenho coisas boas para falar dele. Espero seguir o caminho dele, mas não quero que as pessoas digam que sou o novo Philippe Coutinho. Sou o Guilherme e somos bem diferentes, não tem nada a ver o estilo. O Philippinho é absurdo jogando. Eu quero fazer o meu. Quando ele estava no Vasco, tínhamos contato e ele é super humilde. Agora que ele foi embora, perdemos o contato. Mas torço muito por ele.
Para os vascaínos que ainda não tiveram a oportunidade de ver Guilherme Costa em ação, ele apresenta suas características mais marcantes.
- Sou um jogador objetivo, tenho boa arrancada, bom passe e visão de jogo. Gosto de chegar bastante ao ataque.


O que mais Guilherme escuta em São Januário são comparações com jogadores que se deram bem em São Januário. Um deles é Felipe, que é canhoto e o cérebro do atual time principal do Vasco. Mas quando perguntado sobre quem ele acha que se parece, o jogador não titubeia: Kaká, astro do Real Madrid e da Seleção Brasileira.
Guilherme Costa Seleção Sub-20Guilherme Costa em ação pela Seleção contra o
Flamengo (Foto: Divulgação / CBF)
- Por eu ser canhoto também, as pessoas costumam me comparar com o Felipe. Mas acho que ele é mais driblador, eu sou mais objetivo. Meu grande espelho é o Kaká. As pessoas falam que meu estilo é parecido com o dele.
Em 2011, o técnico Paulo César Gusmão deu chance para alguns valores das divisões mostrarem o que podem render, como Jonathan, Renato Augusto, Max e Diogo. Apesar de cauteloso, Guilherme sonha com a possibilidade de treinar com os profissionais e, quem sabe, entrar em algumas partidas.
- Não tive nenhum contato com pessoas do profissional, ninguém falou comigo. Seria muito legal, mas sei que tenho que ir devagar. Dizem que o profissional é muito diferente. Quem sabe não consigo entrar no fim de um jogo que o Vasco esteja vencendo? Acho que ia ser legal para pegar experiência.
PC disse que o meia poderá ter chance, mas que há uma preocupação em fazer o jogador não ser lançado fora de hora e ser prejudicado.
- Ninguém vai queimar etapas. Vai ter a oportunidade dele, mas a transição será natural e não porque ele despontou agora no juvenil. Vamos fazer a formação dele com tranquilidade.
Recentemente, durante a disputa do torneio internacional Futuros Campeões, disputado em Minas Gerais, Guilherme Costa foi um dos destaques do time do Vasco e passou a ser observado com ainda mais carinho .
- O campeonato foi muito bacana. Eu estava com a Seleção e só fiquei uma noite em casa antes de viajar para Belo Horizonte. Pensei em pedir para não entrar, mas achei que podia prejudicar. Acho que consegui ajudar. Não conseguimos o título por coisas do futebol, mas acho que mostramos o melhor jogo.
Guilherme é figura certa na Seleção Brasileira desde a Sub-15. Convocado para a Sub-17, ele não disputará a Copa São Paulo de Juniores pelo Vasco, no início de 2011.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário