Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012


Pessoas que não conhecem e entendem o Esporte Clube Operário e até mesmo alguns “especialistas”, que se julgam no direito de comentar e discorrer sobre o clube mais popular e apaixonante de Raul Soares e quem sabe do mundo, infelizmente, não sabe o que realmente significa a historia dessa entidade, que ainda bem, é muito mais do que todas essas pessoas acham.

Pensei nisso hoje pela manhã, conversando com um amigo e lembrando conversas, fatos e tudo que se relaciona ao galo do Santana e cheguei a essa triste conclusão – que todos já sabíamos, é verdade: o Operário é desrespeitado. Um clube grandioso que vai muito além de seus alambrados e cercas, da técnica, tática, arte de seus antigos e atuais esquadrões e o “gostar” – termo que não deveria ser utilizado. O Esporte Clube Operário vai além do que se passa em seus cofres na maioria das vezes vazios e devedores, dentro das quatro linhas ou nos bastidores, muito além, mas, infelizmente, muitas pessoas e “especialistas” desconhecem isso, ou preferem nunca lembrá-lo.

Por certo desconhecimento ou por não terem realmente derramado suor, lágrimas e sangue algumas pessoas não sei porque motivo, só se preocupam com elas mesmas, o que influencia inúmeros torcedores e pessoas que gostam do clube, que em decorrência do triste acontecimento, acabam apenas, se lembrando e comentando, sobre a tal malfadada divida do maldito bingo. O Operário, meus caros, está no topo do mundo, e, em todos os lugares dessa cidade, através de seus atletas do passado e do presente das inúmeras crianças e jovens que pelo simples fato de frequentarem seu campo não ter tempo de ficar pelas ruas aprendendo bobagens ou vícios.

Pretendo chegar, amigos, no que eu dizia no começo: o Esporte Clube Operário é muito mais do que acham. Não é somente padrões táticos, história, técnica, craques e grandes jogadores, grandes e mágicos times, conquistas, glórias, tristezas e um turbilhão de emoções. Não é apenas minha reclamação sobre o desconhecimento de “especialistas” e futuros “especialistas”, é, também, política, economia, fator social e um instrumento de mudanças, o que, muitas vezes, é ignorado por grande parte da sociedade Raul-soarense e, infelizmente, da maioria da população, que esquece que o futebol, não é apenas um jogo que traz emoção, comove e onde tem muito amor e carinho envolvido. O futebol muda milhões de vidas todos os dias, em todos os momentos, aliás, nesse exato momento, uma vida está sendo mudada pelo esporte mais popular do mundo, pois a escolinha de futebol do clube está treinando e isso, em cada canto desse planeta que chamamos de casa.

Por favor, peço que não voltem os olhos apenas para os que nos ridicularizam nesse momento, voltem seus olhares para isso também, é claro, mas também, para a linda historia do nosso amigo Ruizinho que dedicou uma vida inteira ao Esporte Clube Operário e, principalmente, lembrem-se futebol não é apenas tática, técnica, jogadores e times mágicos, história, é isso também, mas o futebol, é muito mais do que acham, é, também, o que já afirmei inúmeras vezes no texto e, acima de tudo, AMOR.

Marco Antonio Cândido
15/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário