Páginas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

José Dirceu: "onda verde" é invenção do Barão de Limeira

O ex-ministro José Dirceu registrou em seu blog que a pesquisa CNI/IBOPE divulgada nesta quarta-feira (29) "prova que não há nenhuma onda verde, que essa história resultada de criação da candidata do PV Marina silva com o Barão de Limeira (rua sede da Folha de S.Paulo)".

"A todos vocês que, eventualmente, estejam impressionados com a história da onda verde pró-candidata Marina Silva (PV) e com a iminência de um 2º turno do interesse dela e do candidato da oposição a presidente, José Serra (PSDB-DEM-PPS), convido a darem uma olhada em dois mapas do Brasil publicados no Estadão", diz Dirceu.

Os mapas refletem as intenções de voto captadas pela última pesquisa Ibope. Eles mostram que o anunciado refluxo da "onda vermelha" ocorreu apenas em áreas mais ricas do Sudeste e Sul do país: um corredor que começa em Porto Alegre, segue pelas serras gaúcha e catarinense, corta o Paraná de norte a sul, entra pelo interior paulista, passa pelos bairros ricos da capital, e chega ao vale do Paraíba. Mas atinge uma parcela muito pequena do eleitorado.

No mapa nacional de intenção de voto do Ibope, Dilma Rousseff (PT) ganha, agora, em 82% das 255 áreas. Na consolidação anterior, a petista vencia em 86%. Aumentaram o número de empates técnicos (de 15 para 22) e as áreas onde José Serra (PSDB) é o mais votado: de 20 para 23.

O Ibope reúne nessas áreas municípios próximos ou, no caso das metrópoles, faz divisões internas, juntando bairros com perfil socioeconômico semelhante. O mapa é uma consolidação de 27 pesquisas estaduais do instituto feitas ao longo de setembro, principalmente nos últimos 10 dias.

Em comparação ao mapa anterior, entraram nesta edição novas sondagens feitas em Estados de várias regiões do país, como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Distrito Federal, entre outros.

A porção pintada de vermelho do mapa representa as áreas onde a intenção de voto em Dilma é no mínimo 5 pontos porcentuais maior do que a de Serra. Nas áreas azuis, ocorre o oposto. As partes cinzas indicam empate técnico entre os dois candidatos. Nenhuma área verde aparece no mapa pois em nenhuma destas localidades a candidata do PV, Marina Silva, supera as intenções de voto de Dilma ou Serra.

Tão importante quanto o número de áreas em que cada candidato vence, é o tamanho da vantagem. Sob esse aspecto, a preferência pela petista manteve praticamente o mesmo nível de intensidade nos dois levantamentos.

Veja, abaixo, três mapas. O de cima reflete a pesquisa Ibope mais recente, de hoje (29) e o de baixo a pesquisa anterior, de 20/9. E o último mostra como foi o resultado do primeiro turno em 2006. Pela comparação, fica evidente o favoritismo de Dilma nestas eleições.



Nenhum comentário:

Postar um comentário