Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Um passo atrás dos “atiradores da elite”

Era um tanto previsível, como falei esta madrugada, que o Datafolha recuasse na sua ousada manobra de terça-feira, destinada a criar um clima derrotista (ainda que apenas de 1º turno) na campanha de Dilma Rousseff. Com os números saídos ontem do Ibope e do Sensus, ambos dando 10 pontos de vantagem de Dilma sobre a soma Serra + Marina Silva, era forçoso que o instituto, a tão poucos dias das eleições, não pudesse se manter numa posição ainda mais díspar em relação aos demais levantamentos.

Disse mais díspar, porque díspar já é: ao “devolver” três pontos à diferença entre Dilma e os demais, saindo dos incríveis 2 pontos de terça para os atuais cinco, o Datafolha ainda está – prestem atenção – fora dos eixos, porque não há uma pesquisa sequer que coloque esta vantagem, no mínimo, em valor dobrado ao que dá o Datafolha.

Mas que ninguém se iluda. O recuo foi só o suficiente para não deixar os “atiradores da elite” mais visíveis do que já estão. Eles continuam, graças ao Datafolha, em posição de tiro, esperando que seu alvo – Dilma – fique em qualquer situação de vulnerabilidade.

O primeiro momento, agora, vem com o debate na Globo. Marina será a arma, podem ter certeza. Espero – mas não creio – que ela o perceba e não se preste ao papel. Mas a história da “onda verde” e o pequeno crescimento que teve, insuflada pela mídia, parecem tê-la deixado com a ambição acima da razão. Ambição tola, aliás, porque não tem a menor chance de passar ao 2º turno e nem mesmo de sair com um partido minimamente forte após o período eleitoral.

Acho, porém, que Dilma está tranquila, preparada e experiente, pelos debates que enfrentou até aqui e nos quais seu desempenho foi convincente.

Por isso, acredito que o momento que eles esperam vem a partir de manhã, quando se encerrarem os horários de rádio e televisão. Se há uma coisa que apreciam, isso desde aquela edição criminosa do debate Collor x Lula, é atirar contra quem não pode se defender com as mesmas armas de comunicação.

Por isso tenho insistido tanto em que não podemos esmorecer aqui. Ao contrário do que aconteceu de outras vezes, não estamos mais totalmente indefesos. Temos a internet e seu fantástico poder de comunicação. É verdade que, sem escrúpulos e sem ética, eles a usam para espalhar boatos e vilanias.

Mas a luta pela verdade não precisa de armas desiguais. Basta-nos ter um pequeno espaço, porque a verdade corta como o fio de mil punhais.

Eu e meus colaboradores estamos à toda. Vamos ter um combate sem tréguas até domingo. Se cada um ajudar, somos dezenas de milhares, só aqui no Tijolaço.com, e milhões, por todos os sites e blogs democráticos, a dar combate pelo povo brasileiro.

Cada um de nós sabe de seu dever. Cada um de nós tem a força da verdade e o amor pelo povo brasileiro dentro de si.

Adiante, portanto, é o Brasil que chama por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário